Qual é o editor de códigos mais acessível?

Quando vamos escolher um software ou aplicação onde a oferta e similaridade entre os concorrentes no mercado é muito grande, essa escolha caba ficando mais difícil, e passamos mais tempo testando vários deles ao invés de estar sendo produtivo.
“Produtividade”, esta é a premissa que deve ser verdadeiramente relevante para a escolha de um editor de códigos para um programador, principalmente se você precisa de algo , que na sua essência, foi idealizado para ser acessível. Por isso, hoje neste artigo vamos falar um pouco do Visual Studio Code, atualmente o editor de códigos mais acessível do mercado.
Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, preciso rebater algumas críticas que já vi logo ali dobrando a esquina:
1. “Você só está falando do VS Code porquê é o editor da modinha.” – Sim, é o editor da modinha, mas será que ele ganhou este status à toa, ou será que ele tem seus méritos e se tornou o queridinho dos programadores por suas inúmeras qualidades (que talvez você desconheça)?
2. “Eu sempre utilizei o editor Xablablau para escrever meus códigos e já estou acostumado com ele, não vou trocar pra outro editor a essa altura da minha carreira.” – Essa eu deixo Einstein responder: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”.
3. “Eu programo a mais de 83 anos usando o bloco de notas e sou capaz de desenvolver a Matrix do zero com ele!” – A minha resposta pra isso é, – “Parabéns! Você deve ter no mínimo uns 200 pontos de QI a mais do que eu, pois eu não consigo nem printar um “Hello World”. Claro que você pode usar o bloco de notas principalmente se estiver iniciando no mundo da programação, isso fará com que você aprenda e fixe conceitos basilares da linguagem escolhida e te proporcionará conhecimentos importantes lá na frente quando se tornar um programador profissional. Na verdade, você pode programar onde quiser, mas lembre-se de nossa premissa mencionada no início deste artigo, a “Produtividade”. Será que você está sendo o mais produtivo possível dado todas as ferramentas atuais?
Mas agora chega de falar de produtividade, um dia vamos discutir apenas sobre este tema em um artigo futuro, e vamos para o que realmente interessa, o Visual Studio Code.
O Visual Studio Code, ou VS Code para os mais chegados, é um software de edição de código fonte lançado em 2016 pela Microsoft, disponível para Windows, Linux e Mac-OS. Antes que você me pergunte, não, o VS Code, não é o conhecido, e muito bem estabelecido, Visual Studio (IDE da Microsoft) e também não nasceu dele, é um outro projeto totalmente diferente, inicialmente lançado para web e que ganhou destaque por ser de código aberto e ter uma comunidade muito ativa dando sugestões de melhorias, apontando erros e até mesmo desenvolvendo extensões.
Extensões, talvez esse seja um dos destaques do VSCode, pois ele possui uma biblioteca absurda de extensões que podem turbinar a aplicação. Eles vão desde pacotes de estilo e cores do editor, formatação do código, até ferramentas de inteligência artificial para auxiliar no processo de codificação das mais variadas linguagens.
Mas a final, por que o VS Code é o editor de código mais acessível do mercado? Sabe quando está utilizando uma aplicação desktop com uma acessibilidade sofrível, e como você gostaria que ela fosse web e rodasse no navegador? Pois é, o VS Code é uma aplicação web rodando no seu desktop.
Desenvolvido com o framework multi-plataforma Electron, que permite a construção de aplicações para desktop utilizando tecnologias web, como HTML, CSS e JavaScript, o VSCode apresenta-se com uma navegação e utilização simples e fluída, onde podemos fazer uso de todos os atalhos conhecidos do leitor de telas NVDA, como se estivesse em um site bem construído.
Se você já tem uma base sólida em uma ou mais linguagens de programação e deseja subir um degrau na sua carreira, talvez seja o momento de deixar os preconceitos e medos de lado e começar a estudar o VSCode. Depois de assimilar os seus atalhos de teclado, instalar as extensões necessárias e ajustar algumas configurações no NVDA, tenho certeza que você se tornará mais produtivo a cada dia de trabalho.
Em breve farei um tutorial com acessibilidade desde a instalação até a configuração do VSCode com o NVDA.

Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *